28/09/2023

Evento de lançamento do ‘Das Letras - Estantes Literárias’ acontece entre os dias 03 e 05/10, com implementação das estantes e contação de histórias. 

Criado com o objetivo de estimular a leitura entre crianças e adolescentes pelo Brasil, ‘Das Letras - Estantes Literárias’ está chegando ao Rio de Janeiro. Entre os dias 03 e 05 de outubro, o projeto vai antecipar as comemorações ao ‘Dia das Crianças’ com instalações em instituições nos municípios de taguaí e Mangaratiba. As ações são gratuitas e acessíveis para PCDs.

Na terça-feira (03), as estantes chegam para atender a Casa Lar Cantinho da Esperança e o Abrigo Infanto Juvenil, em Itaguaí. No dia seguinte, segue para Mangaratiba para entrega no Instituto José Miguel Olympio Simões. Na quinta, fechando a programação carioca, ‘Das Letras’ será entregue no Lar Marilisa. Além da implementação das estantes, será realizada uma contação de história especial para o público presente.

“Nosso projeto nasceu em 2019, como uma ação voluntária para propagar a literatura entre os pequenos. Percebendo a dimensão, a receptividade e o encantamento deles com os livros, ampliamos a oportunidade para além daquele pequeno povoado cearense”, conta Marcelo Lima, idealizador do projeto. “Com a entrega nesses novos espaços, chegamos a 40 estantes finalizadas e que pretendem tornar esse público ávido por leitura, expandindo e potencializando sua experiência literária a partir do vínculo entre imaginação, fantasia, mistério e conhecimento, elementos facilmente encontrados em uma história”, completa a produtora Ana Paula dos Santos, da Villa 7 Produções Culturais.
Oferecendo títulos atrativos para diferentes faixas etárias, serão disponibilizados 150 exemplares por estante, considerando livros físicos, em braile, audiobooks e tablets. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com realização do Ministério da Cultura, ‘Das Letras - Estantes Literárias’ é patrocinado pela RIP Serviços Industriais e produzido pela Villa 7 Produções Culturais em parceria com a AH7 Gestão Cultural.

SERVIÇO - ‘Das Letras - Estantes Literárias’ no Rio de Janeiro (RJ)

Quando: Terça-feira, 03 de outubro de 2023, às 14h
Onde: Casa Lar Cantinho da Criança | R. Senador Landulfo Alves, 68, Centro - Itaguaí (RJ)

Quando: Quarta-feira, 04 de outubro de 2023, às 14h
Onde: Instituto José Miguel Olympio Simões | R. Nilo Peçanha, 25, Centro - Mangaratiba (RJ)
Quando: Quinta-feira, 05 de outubro de 2023, às 10h
Onde: Lar Marilisa | R. João Doce, 88, Alto de Ibicuí - Mangaratiba (RJ)

Evento Gratuito
Classificação Livre
Acessibilidade física, auditiva e visual


Sobre a RIP Serviços Industriais: A RIP Serviços Industriais, uma empresa do Grupo KAEFER, é uma prestadora de serviços industriais especializados com mais de 35 anos de mercado e presente em todas as regiões do Brasil. Fornece serviços integrados especializados para diversos segmentos industriais, entre eles: Refratários, Isolamento Térmico, Proteção Anticorrosiva, Proteção Passiva, Acessos, Manutenção Eletromecânica, Manutenção Civil, Facilities, Operação e Manutenção em Ativos de Energia, além de serviços Of shore, como manutenções, acabamento de interiores, operação de guindastes e movimentação de cargas. 

Sobre a Villa7 Cultura: Com experiência de uma década no desenvolvimento de projetos culturais, a Villa 7 Cultura cria projetos assertivos, direcionados e personalizados para empresas que desejam promover a sinergia entre sua missão, visão e valores com as necessidades (reais) da comunidade que os recebe. A partir do comprometimento necessário para condução dos projetos de maneira ágil e singular com transparência e boa utilização dos recursos, a Villa 7 estreita laços com ONGs, instituições e artistas, trabalhando árdua e intensivamente para levar o melhor conteúdo para plateias mais do que especiais.

Sobre a AH7 Gestão Cultural: A AH7 Gestão Cultural atua para democratizar o acesso à arte e cultura para cocriar o futuro desejável para todos. Nascida em 2014, a AH7 tem a responsabilidade de gerir aquilo que é subjetivo, impalpável e simbólico de forma objetiva e organizada, sem riscos de interferência no processo criativo, sintonizando ideias e potencializando os resultados das ações pleiteadas.

Sobre a Casa Lar Cantinho da Esperança: A Casa Lar Cantinho da Esperança é uma unidade de colhimento pública, destinada a atender crianças em situação de risco e que tiveram seus direitos violados no ambiente familiar.O espaço de acolhimento tem como objetivo garantir os direitos das crianças,oferecendo condições para que acessem todos os serviços necessários ao seu pleno desenvolvimento.

Sobre o abrigo Infanto Juvenil: O Abrigo Infanto Juvenil é uma unidade de acolhimento pública, destinada a atender adolescentes em situação de risco e que tiveram seus direitos violados no ambiente familiar.O espaço de acolhimento tem como objetivo garantir os direitos dos adolescentes,oferecendo condições para que acessem todos os serviços necessários ao seu pleno desenvolvimento.

Sobre o Lar Marilisa: A unidade de acolhimento Institucional Lar Marilisa tem como diretriz de trabalho a promoção, a defesa e a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes, envolvendo famílias e a comunidade. Tem como objetivo atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, possibilitando assim que eles vislumbrem a possibilidade de tornar suas vidas melhores num futuro próximo, envolvendo grande parte da comunidade. O trabalho é realizado diariamente com diferentes atividades esportivas, e de lazer, visando a prevenção e proteção das crianças e adolescentes atendidos, para junto a equipe técnica desta instituição, da rede de assistência e do judiciário possam ser reintegrados ao seio familiar.

Sobre o Instituto José Miguel Olympio Simões: O Instituto José Miguel Olympio Simões é uma entidade sem fins lucrativos que atua no enfrentamento da pobreza por meio da promoção de ações de caráter assistencial, cultural, esportivas e filantrópicas, visando o atendimento das contingências sociais do município. Atendendo cerca de 1.108 (mil cento e oito) famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas em ações e campanhas sociais, o trabalho da Instituição também é voltado para assistência de 764 (setecentos e sessenta e quatro) crianças/adolescentes, de 1 à 17 anos pertencentes a estas famílias, vivendo situação restritiva,principalmente daquilo que não é essencial. A promoção de atividades com crianças e adolescente tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal, cultural, esportivo e de bem estar, bem como incentivar o gosto pela leitura de lazer.
Compartilhe:
Leia mais Notícias