Marcelo Lima Marcelo Lima

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro em 2016, apesar de 56% dos brasileiros alfabetizados terem a leitura como hábito, 30% da população nunca comprou um livro. E isso se dá por infinitos motivos, incluindo o desinteresse. Em algumas ocasiões, porém, o motivo é bem diferente e chega a surpreender: existem lugares no país onde o livro "físico" ainda é novidade. Inesperado, o fato foi constatado in loco por Marcelo Lima, idealizador do projeto Das Letras - Estante Literária.

Durante um passeio por um povoado no litoral do Ceará, ele foi impactado pela euforia das crianças. Durante um passeio, ao levar alguns livros já com a intenção de fazê-los circular pela comunidade, as crianças se animaram tanto, e o entusiasmo foi tão novo, que ele decidiu construir uma estante. "Uma menina até chegou a me pedir para levar o livro para casa, pois queria dormir abraçada com ele. Outra criança, ao ganhar um exemplar de poucas páginas, disse que nunca havia pegado um livro na mão", relembra.

Como pai e incentivador da leitura, Marcelo sempre presenteou as filhas com livros dos mais variados temas até que elas pudessem escolher os mais que mais lhe interessavam. Outra surpresa foi encontrar cidades carentes de bancas, livrarias ou qualquer outro meio de acesso à literatura. Por isso, e com a receptividade das crianças que receberam os primeiros exemplares, em 2019 nasceu a primeira estante no Estado do Ceará; depois uma nova estante foi montada no interior de São Paulo. Agora, o objetivo do projeto é ocupar todos os Estados do Brasil.