Marcelo Lima Marcelo Lima

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro em 2016, apesar de 56% dos brasileiros alfabetizados terem a leitura como hábito, 30% da população nunca comprou um livro. E isso se dá por infinitos motivos, incluindo o desinteresse. Em algumas ocasiões, porém, o motivo é bem diferente, e chega a surpreender: existem lugares no país onde o livro "físico" ainda é novidade. Inesperado, o fato foi constatado in loco por Marcelo Lima, idealizador do projeto Das Letras - Estante Literária.

Durante um passeio por um povoado no litoral do Ceará , ele e a esposa foram impactados pela euforia das crianças. "Nós estávamos acompanhando um projeto que executamos por lá - o Oficinas da Villa. E durante esse passeio, levamos alguns livros já com a intenção de fazê-los circular pela comunidade. As crianças se animaram tanto, e o entusiasmo foi tão novo para nós, que decidimos construir uma estante. Uma menina até chegou a me pedir para levar o livro para casa, pois queria dormir abraçada com ele. Outra criança, ao ganhar um exemplar de poucas páginas, disse que nunca havia pegado um livro na mão", relembra.

Como pai e incentivador da leitura, Marcelo sempre presenteou as filhas com livros dos mais variados temas até que elas pudessem escolher os mais interessantes. E se surpreenderam por encontrar cidades carentes de bancas, livrarias ou qualquer outro meio de acesso à literatura. Por isso, e com a receptividade das crianças que receberam os primeiros exemplares, em 2019 nasceu a primeira estante no Estado do Ceará, depois uma nova estante foi montada no interior de São Paulo e, agora, o objetivo do projeto é ocupar todos os Estados do Brasil.